Paulah Gauss participa às sextas das 11h às 12h no Programa Paulo Lopes da Rádio Capital 1040am ou pela internet: http://www.capital1040.com/

segunda-feira, 31 de março de 2008

Amor e Lealdade

Depois de ler a crônica de Stephen Kanitz (Revista Veja, 26/3/08), Amor e Lealdade, fiquei com vontade de escrever sobre algo que venho pensando há muito tempo: Por que o ser humano tem a tendência de não valorizar e ser leal a quem o ama de verdade?
Acho que comecei a pensar muito nisso, na época em que fazia Teatro e tinha um diretor maravilhoso: um homem doce, amoroso, muito talentoso e eficiente, mas que ao contrário de muitos diretores que conheci e trabalhei, não “acabava com a raça de nenhum ator”. Suas críticas eram sempre contrutivas e ele sempre elogiava algum ponto positivo de cada um. Os meus colegas, diziam que ele “passava demais a mão em nossas cabeças”, que era muito bonzinho...eu ficava inconformada e perguntava se para eles, a única forma de crescimento era através da dor. Muitos acreditavam que sim. Eu sempre senti exatamente o oposto: quanto mais amor, mais carinho e mais elogios, mais crescimento.
Muitas vezes, estamos estressados ou irritados com alguma coisa. Somos educadíssimos e queridíssimos com os nossos amigos, colegas e clientes e na hora em que chegamos em casa, descontamos e somos agressivos com as pessoas que nos amam de verdade, pois no inconsciente, pensamos que quando há amor de verdade há entendimento e aceitação...não é bem assim! Podemos machucar, ferir, e a longo prazo até afastar as pessoas que mais querem o nosso bem.
Outro ponto que tenho pensado muito: “Gostar de quem gosta de mim”. Cansei de ficar focada em pessoas que não querem saber de mim, que não me prestigiam, que não se importam, que ficam se fazendo de difíceis, que trabalham demais e nunca podem me ligar ou ir no meu aniversário, etc..etc...etc... Tempo, a gente arranja para tudo, sempre! Querer é o mais importante! Então, depois que cresci e amadureci um pouquinho, decidi que bom mesmo é ficar com aquele homem decidido, que gosta de você e ponto final. Te manda flores, te convida pra jantar, pra tomar cafezinho, pra almoçar, te liga no dia seguinte e não fica jogando. Bom mesmo é a amiga companheira, que está com você em todos os melhores e piores momentos, sem outros interesses.
Sempre temos compromissos profissionais, eventos chatos e aquelas famosas “médias” com os chefes e clientes, porém, nunca devemos nos esquecer de quem nos ama de verdade, dos filhos, dos avós, da mãe, do pai, do marido, da mulher, dos amigos leais...
Pensar só nos negócios, na carreira, nas metas, nos eventos e nas médias pode fazer com que no futuro a pessoa sinta um grande vazio.
“Se acha que ninguém o ama ou que não é amado o suficiente, talvez isso ocorra porque você não tem sido leal a quem te ama.” (Stephen Kanitz)
O tempo é agora! Preste atenção nas pessoas ao seu redor. Sinta como algumas pessoas que você nem imaginava, te dão carinho e querem o seu bem. Valorize-se e saiba escolher. Tenha foco. Pense duas vezes antes de desmarcar um programa super esperado com os seus filhos por causa de trabalho. Olhe com olhos diferentes para aquela pessoa que gostaria tanto de ter uma “chance”com você. Seja leve, seja feliz, seja abençado com muito Amor!
AMÉM!
Beijos da Paulete

Um comentário:

Aline Ahmad disse...

Ai, que lindo!
Amei! Ainda não li a coluna do Stephen Kanitz, vou ler. Quero aproveitar para te indicar dois outros textos dele que amo:
- O Contrato de Casamento
(o outro eu não lembro o nome, mas se procurar no site dele você encontra, é sobre casamento também)
Agora o seu ficou demais! Obrigada por essas palavras no meu dia!
Beijos de luz,
Aline***